PROPOSTA PEDAGÓGICA

Prop. PedagogicaPraticantes jovens adultos e idosos - para a clientela com essa faixa- etária, que já tem uma fisiologia formada pode-se acompanhar o seguinte quanto aos procedimentos

O desenvolvimento de programa de treinamento de resistência aeróbica e anaeróbica baseada na capoeira adaptada. "Capoterapia", planejado adequadamente para proporcionar aumento significativo na massa muscular, na hipertrofia das fibras musculares, na densidade óssea e nos aperfeiçoamentos, nos desempenhos relacionados à força, resistência localizada e de longa duração. Aliado a isto, a Capoterapia trilha uma corrente da medicina que considera a importância do bom humor e dos sentimentos positivos na prevenção e no tratamento das moléstias e até mesmo como fator de recuperação de pessoas vitimadas por moléstias graves.

As sessões de Capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes coordenados pelo instrutor, criam um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica.

Os exercícios dos grandes grupos musculares colocados no início da sessão de treinamento, reduzem a fadiga e permitem agir com maior intensidade e repetição nos mesmos.

Os benefícios observados são o aumento da força muscular, resistências aeróbicas e anaeróbicas, flexibilidade, energia e melhora de auto-imagem e autoconfiança.

Praticante infanto-juvenil - A Capoterapia por ser uma adaptação da Capoeira, tem todos seus elementos, porém não trás as técnicas e rigor que lhe é comum, mas trás a leveza, a descontração e todos os aspectos lúdicos que cativam e atraem seus praticantes mais jovens, pois ela é uma manifestação artística multiface que engloba, por conseguinte, em uma só atividade, elementos variados que não se encontram juntos em outra manifestação artística. Ela trabalha a sensibilidade, o intelecto e a afetividade através do mais importante referencial de vida do ser humano que é seu corpo.

Os resultados são conquistados a partir de cada praticante conforme suas necessidades, limitações e potencialidades, dentro da fisiologia de cada um, mesmo sendo um praticante com necessidades especiais, estes também aprendem a superar limites físicos através dos movimentos e ritmos que estimulam a sua coordenação psicomotora. Conhecem com mais proximidade outras pessoas com graus diferentes de limitações podendo ajudá-las e por elas serem ajudados e conhecerem a história dos seus ancestrais, dentre outras possibilidades, combatendo a descriminação, superando preconceitos raciais e ganhando uma melhor convivência com as diferenças.

Criança recém-nascida tem suas funções de percepções visuais e auditivas, estimuladas, também como a coordenação motora fina, através de palmas, toque de instrumentos, e música da capoeira em atividades inteiramente lúdicas.

Todos os elementos da Capoterapia além de sua relevância para o corpo, a saúde, a mente, ajudam também a construir jovens cidadãos, assim como adultos e idosos mais felizes, produtivos e com mais qualidade de vida.