Direitos do Idoso

Direitos do Idoso 

Estatuto do idosoO Estatuto do Idoso - Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.…
Donativos

Donativos  

Donativos em todo Mundo Ajude a manter nossos Programas sociais de Capoterapia de apoio ao idoso, fazendo sua doação de qualquer parte do mundo. Assim você estará colaborando com o Instituto Ladainha, e Associação Brasileira de Capoterapia, a manter gratuitamente seus Programas Sociais de Assistência ao Idoso. Os Donativos, podem ser realizados através de depósito, transferência bancaria  no Banco do Brasil, ou em pagamentos eletrônicos pelo Pagseguro (Boleto bancár…
Estudo da Capoterapia

Estudo da Capoterapia 

Futuro Méidcos Estadam Idosos Futuros Médicos Estudam Idososo em Brasília. - Grupo de alunos de medicina realiza estudo para identificar o efeito da prática da capoterapia sobre a saúde física e mental de uma pessoa idosa e as mudanças benéficas em seu estilo de vida. A pesquisa feita junto a usuários da modalidade nos postos de saúde da rede pública do DF, nos anos de 2010 e 2011. Encontra-se agora disponível para consulta de todos no Portal Capoterapia.…
Estudo dos Aspectos da Capoterapia

Estudo dos Aspectos da Capoterapia 

Capoterapia, MSPREFEITURA ESTUDA  CAPOTERAPIA  Pesquisa realizada na cidade de Dourados-MS, revela mais uma vez a importância da Capoterapia na vida do idoso que pratica essa atividade como instrumento de atividade física e psicossocial, também como a relevância do estado de promover as politicas sociais de atendimento a saúde do idoso, como previsto em Lei (Estatuto do Idosos)…
Prefeitura de SJP - Paraná

Prefeitura de SJP - Paraná 

PREFEITURA DE SJP INVESTE EM AÇÕES SOCIAIS PARA O IDOSOS número de idosos no Brasil tem aumentado gradativamente. Em São José dos Pinhais, por exemplo, residem cerca de 12 mil pessoas com mais de 65 anos - ou 5% da população. Com objetivo de preservar a saúde física e mental desse público, a Prefeitura Municipal desenvolve diversos projetos, programas e ações. O Programa Maturidade Ativa, por exemplo, existe há nove anos e foi implantado…
Prevenção Medica

Prevenção Medica 

Prevenção a saúdeOs médicos garantem que a prevenção na saúde o idoso, ainda é o melhor remédio. O modelo de saúde adotado atualmente não é adequado para atender às demandas que surgem com o envelhecimento da população, opina o médico Renato Veras, doutor em Epidemiologia do Envelhecimento pela London University. …
Saúde e Bem Estar na Terceira Idade

Saúde e Bem Estar na Terceira Idade  

Saúde na Terceira IdadeVELHICE: A FASE DA MELHOR IDADE Em nossa sociedade há um medo generalizado de envelhecer, isso é perceptível pela busca incessante de um padrão de beleza jovem. Mas de nada adianta fazer dezenas de cirurgias plásticas se a fonte da juventude está no interior de cada um. Pois manter a saúde física e mental é o segredo para fazer da velhice a fase da melhor idade.…

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Prop. PedagogicaPraticantes jovens adultos e idosos - para a clientela com essa faixa- etária, que já tem uma fisiologia formada pode-se acompanhar o seguinte quanto aos procedimentos

O desenvolvimento de programa de treinamento de resistência aeróbica e anaeróbica baseada na capoeira adaptada. "Capoterapia", planejado adequadamente para proporcionar aumento significativo na massa muscular, na hipertrofia das fibras musculares, na densidade óssea e nos aperfeiçoamentos, nos desempenhos relacionados à força, resistência localizada e de longa duração. Aliado a isto, a Capoterapia trilha uma corrente da medicina que considera a importância do bom humor e dos sentimentos positivos na prevenção e no tratamento das moléstias e até mesmo como fator de recuperação de pessoas vitimadas por moléstias graves.

As sessões de Capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes coordenados pelo instrutor, criam um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica.

Os exercícios dos grandes grupos musculares colocados no início da sessão de treinamento, reduzem a fadiga e permitem agir com maior intensidade e repetição nos mesmos.

Os benefícios observados são o aumento da força muscular, resistências aeróbicas e anaeróbicas, flexibilidade, energia e melhora de auto-imagem e autoconfiança.

Praticante infanto-juvenil - A Capoterapia por ser uma adaptação da Capoeira, tem todos seus elementos, porém não trás as técnicas e rigor que lhe é comum, mas trás a leveza, a descontração e todos os aspectos lúdicos que cativam e atraem seus praticantes mais jovens, pois ela é uma manifestação artística multiface que engloba, por conseguinte, em uma só atividade, elementos variados que não se encontram juntos em outra manifestação artística. Ela trabalha a sensibilidade, o intelecto e a afetividade através do mais importante referencial de vida do ser humano que é seu corpo.

Os resultados são conquistados a partir de cada praticante conforme suas necessidades, limitações e potencialidades, dentro da fisiologia de cada um, mesmo sendo um praticante com necessidades especiais, estes também aprendem a superar limites físicos através dos movimentos e ritmos que estimulam a sua coordenação psicomotora. Conhecem com mais proximidade outras pessoas com graus diferentes de limitações podendo ajudá-las e por elas serem ajudados e conhecerem a história dos seus ancestrais, dentre outras possibilidades, combatendo a descriminação, superando preconceitos raciais e ganhando uma melhor convivência com as diferenças.

Criança recém-nascida tem suas funções de percepções visuais e auditivas, estimuladas, também como a coordenação motora fina, através de palmas, toque de instrumentos, e música da capoeira em atividades inteiramente lúdicas.

Todos os elementos da Capoterapia além de sua relevância para o corpo, a saúde, a mente, ajudam também a construir jovens cidadãos, assim como adultos e idosos mais felizes, produtivos e com mais qualidade de vida.