INSTITUTO LADAINHA-IL

Praça do BerimbauNão há como conhecer a Capoterapia sem entender como tudo começou.

O IL - Instituto Ladainha foi fundado em 1989, ora então denominado de , Associação de Capoeira Fama. Desde aquele período foram muitos Projetos e campanhas. Um dos eventos mais conhecidos tornou-se tradição, não só no Distrito Federal, mas em todo o território nacional, é o ENCA - Encontro Nacional de Capoeira, reconhecido pela Lei nº 3.013/97 (Distrital) como parte do calendário oficial de eventos de Brasília. .

A Ladainha, através do Encontro Nacional de Capoeira de Brasília, desde 1991, vem contribuindo profundamente com o enriquecimento da capoeira no Brasil, onde pessoas de todo território nacional tem se reunido para estudar, discutir, trocar experiências, confraternizar, buscando o aprofundamento e a compreensão sobre a arte da capoeira, bem como sua evolução. .

É inegável o trabalho da Associação Ladainha ao longo de sua trajetória, ao olhar seus reconhecimentos desde o início dos trabalhos, a exemplo do então CBIA (Centro Brasileiro para Infância e Adolescência) e UNICEF, quando em 1992, reconheceu a entidade pelo trabalho desenvolvido através do Projeto Iniciar Capoeira, como sendo uma referência de um dos melhores programas sociais na socialização de jovens. .

Outras relevantes iniciativas foram as dos seguintes Projetos: Qualificação Profissional em parceria com GDF/CODEFAT do Ministério do Trabalho, evento Volta ao Mundo de Capoeira em parceria com o Ministério do Esporte, Programa Social "Gingando" para o Futuro destinado aos jovens, Projeto Estação Três de Capoterapia para a 3ª idade em parceria com postos de saúde de Taguatinga e Ceilândia do DF, também a Universidade Católica de Brasília. Após muito trabalho o IL obteve em dezembro de 2003 o seu reconhecimento como entidade de Utilidade Pública Federal, sob o nº 2.474 através do Ministério da Justiça do Brasil.

Nota: Foto de um dos primeiros reconhecimentos públicos, a praça do Berimbau, situada a praça do setor QNL, em Taguatinga, região administrativa de Brasília, homenagem ao trabalho do Projeto Iniciar Capoeira.


Continue lendo e conhecendo mais sobre o Instituto Ladainha.