PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES SOCIAIS

Programas e ProjetosO Instituto Ladainha - IL criado em 1988, até então era a Associação de Capoeira Fama, é formado por programas, projetos e ações sociais. Tendo como seu protagonista o Projeto Iniciar Capoeira, que mudou o olhar da Capoeira no Distrito Federal e no Brasil tornando-a mais social. Enquanto a mesma era vista apenas como luta pelos seus praticantes, Gilvan Alves de Andrade - Mestre Gilvan, fundador da referida organização trouxe para o universo desta toda uma nova forma de inclusão social.

Pois, entendeu-se que a Capoeira podia ser praticada por qualquer pessoa independente de sua condição social ou física. Assim, surgiu o Projeto Iniciar Capoeira que logo se transformou num dos maiores instrumentos de inclusão social, trabalhando diretamente com crianças carentes da comunidade local, sendo em seguida estendidas às que moravam nas ruas, e em especial as em conflitos com a Lei.

Praças, ruas, escolas, outros e espaços públicos foram ocupados com as ações sociais de o projeto Iniciar Capoeira. Todo trabalho era oferecido voluntariamente pelo criador da organização social, mantido por uma pequena empresa de sua propriedade, então chamada Eletro-Frimaq, onde funde funcionava em Ceilândia na região administrativa de Brasília.

Desde então, muitos outros programas, projetos e ações sociais foram criados até nascer a chamada Capoterapia. Uma extensão da Capoeira que foi adaptada para pessoas com algum tipo de limitação ou deficiência na prática de atividades físicas, sendo esta totalmente lúdica e de inclusão social.