HISTORIA LADAINHA

Fundação LadainhaA Associação de Capoeira Fama (hoje Instituto Ladainha) foi fundada legalmente em 13 março de 1989, seu primeiro nome era Associação de Capoeira Fama até 1997, por iniciativa de Gilvan Alves de Andrade - Mestre Gilvan.

O nome Capoeira, Ladainha e da Capoterapia, hoje se confunde com o próprio nome das regiões de Ceilandia e Taguatinga, onde se encontra sua atua sede,uma divisão geográfica de poucas ruas. Ainda algumas pessoas por não conhecer a história e a própria formação geográfica de Brasília, fazem algumas confusões. A capital do Brasil, por sua pecualidade política e geográfica, não é formada por Municípios ou Bairros, e sim por regiões administrativas, que substitui os Municípios, cada região é representada por uma cidade satélite e cada uma delas tem seus setores internos de comercio, residência, em alguns casos tem também de setores industriais não poluentes. Não havendo a figura do Prefeito, apenas do governador.
Regiões Ceilandia e Taguatinga -DF
A região de Ceilandia, nasceu do remanejamento da antiga invasão IAPI, transferidas para atual região, hoje a Cidade de Ceilândia. Uma nova cidade com quase nenhuma infra-estrutura básica, como água, esgoto, energia elétrica. Sua população predominante de nordestinos que vieram a procura de trabalho; inicialmente remanescente dos "candangos" queriam construir Brasília, seguida de um fluxo interminável de parentes,amigos, vizinhos ou de pessoas que abandonaram suas terras, em busca de um novo " Eldorado". Decepcionados por não encontrarem emprego,não quiseram voltar às suas origens, aumentando o grande exército de desempregados. A região de Taguatinga, também não tem uma história muito diferente, sendo que apenas surgiu primeira e foi formada ao longo da estrada de entrada da nova capital, sendo a cidade de Goiânia-GO. As duas regiões administrativas são composta por mais de (1.200.000,00) um milhão e duzentas mil habitantes. Como já falado, as duas tem seus limites de fronteiras separadas apenas por uma rua.
Seus Primeiros Trabalhos
Associação de Capoeira Ladainha, então Associação de Capoeira Fama, com sua tendência natural a prestação de serviço de promoção Social a comunidade, formou seu primeiro grupo de trabalho aberto a comunidade em espaço publico em 1990 na Escola Classe 48 da Rede Publica de Ensino do Distrito Federal no Setor QNL 28 em Taguatinga. Ali suas aulas eram realizadas no paito da escola, em chamava atenção da vizinhança e em cantava as crianças que se divertiam dando as primeiras cambalhotas.

Adolescentes envolvidos com a delinquência juvenil, como drogas, pichações e pequenos furtos, davam seus depoimentos para a TV, falando da importância da capoeira em suas vidas. Crianças com problemas psicomotora, também apresentavam nitidamente bons sinais de melhoras. Assim nascia seu primeiro Departamento do Projeto Iniciar Capoeira. Cenas como essas podem ser vistas no Vídeo Documentário "2 anos de Projeto Iniciar Capoeira" com imagens finalizadas no CCPE da Universidade de Brasília - UNB.

O trabalho do Projeto Iniciar Capoeira - PIC, cresceu foi reconhecidos pela sociedade civil, por órgãos públicos como o em tão CBIA Centro Brasileiro para Infância e Adolescência e UNICEF como referencia de um dos melhores programas sócias em 1992 na socialização de jovens. E assim tem sido o trabalho PIC através de oficinas, campanhas de prevenção às drogas, seminários e programas de socialização de crianças e adolescentes através da capoeira, sendo seus princípios metodológicos hoje ensinado em quase todos os estados brasileiros, onde há diversas representações regionais.
As Primeiras Instalações
A Associação de Capoeira Ladainha, então, Associação de Capoeira Fama, teve suas primeiras instalações tanto administrativas quanto de ensino, em duas pequenas salas no setor QNP (P.Sul) 08/10, Bloco A em Ceilândia, imóvel pertencente ao seu fundador, como suas pequenas receitas para manter despesas administrativas viam também de um Micro - Empresa de refrigeração do seu idealizador, com o nome Eletrofrimaq.
Instalações administrativas atuais
Sede Atual
Av.Hélio Prates, QNL 30 Conjunto A nº 33, Taguatinga
Brasília, DF - Brasil
72 162-301