Direitos do Idoso

Direitos do Idoso 

Estatuto do idosoO Estatuto do Idoso - Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.…
Donativos

Donativos  

Donativos em todo Mundo Ajude a manter nossos Programas sociais de Capoterapia de apoio ao idoso, fazendo sua doação de qualquer parte do mundo. Assim você estará colaborando com o Instituto Ladainha, e Associação Brasileira de Capoterapia, a manter gratuitamente seus Programas Sociais de Assistência ao Idoso. Os Donativos, podem ser realizados através de depósito, transferência bancaria  no Banco do Brasil, ou em pagamentos eletrônicos pelo Pagseguro (Boleto bancár…
Estudo da Capoterapia

Estudo da Capoterapia 

Futuro Méidcos Estadam Idosos Futuros Médicos Estudam Idososo em Brasília. - Grupo de alunos de medicina realiza estudo para identificar o efeito da prática da capoterapia sobre a saúde física e mental de uma pessoa idosa e as mudanças benéficas em seu estilo de vida. A pesquisa feita junto a usuários da modalidade nos postos de saúde da rede pública do DF, nos anos de 2010 e 2011. Encontra-se agora disponível para consulta de todos no Portal Capoterapia.…
Estudo dos Aspectos da Capoterapia

Estudo dos Aspectos da Capoterapia 

Capoterapia, MSPREFEITURA ESTUDA  CAPOTERAPIA  Pesquisa realizada na cidade de Dourados-MS, revela mais uma vez a importância da Capoterapia na vida do idoso que pratica essa atividade como instrumento de atividade física e psicossocial, também como a relevância do estado de promover as politicas sociais de atendimento a saúde do idoso, como previsto em Lei (Estatuto do Idosos)…
Prefeitura de SJP - Paraná

Prefeitura de SJP - Paraná 

PREFEITURA DE SJP INVESTE EM AÇÕES SOCIAIS PARA O IDOSOS número de idosos no Brasil tem aumentado gradativamente. Em São José dos Pinhais, por exemplo, residem cerca de 12 mil pessoas com mais de 65 anos - ou 5% da população. Com objetivo de preservar a saúde física e mental desse público, a Prefeitura Municipal desenvolve diversos projetos, programas e ações. O Programa Maturidade Ativa, por exemplo, existe há nove anos e foi implantado…
Prevenção Medica

Prevenção Medica 

Prevenção a saúdeOs médicos garantem que a prevenção na saúde o idoso, ainda é o melhor remédio. O modelo de saúde adotado atualmente não é adequado para atender às demandas que surgem com o envelhecimento da população, opina o médico Renato Veras, doutor em Epidemiologia do Envelhecimento pela London University. …
Saúde e Bem Estar na Terceira Idade

Saúde e Bem Estar na Terceira Idade  

Saúde na Terceira IdadeVELHICE: A FASE DA MELHOR IDADE Em nossa sociedade há um medo generalizado de envelhecer, isso é perceptível pela busca incessante de um padrão de beleza jovem. Mas de nada adianta fazer dezenas de cirurgias plásticas se a fonte da juventude está no interior de cada um. Pois manter a saúde física e mental é o segredo para fazer da velhice a fase da melhor idade.…
 

HISTORIA LADAINHA

Fundação LadainhaA Associação de Capoeira Fama (hoje Instituto Ladainha) foi fundada legalmente em 13 março de 1989, seu primeiro nome era Associação de Capoeira Fama até 1997, por iniciativa de Gilvan Alves de Andrade - Mestre Gilvan.

O nome Capoeira, Ladainha e da Capoterapia, hoje se confunde com o próprio nome das regiões de Ceilandia e Taguatinga, onde se encontra sua atua sede,uma divisão geográfica de poucas ruas. Ainda algumas pessoas por não conhecer a história e a própria formação geográfica de Brasília, fazem algumas confusões. A capital do Brasil, por sua pecualidade política e geográfica, não é formada por Municípios ou Bairros, e sim por regiões administrativas, que substitui os Municípios, cada região é representada por uma cidade satélite e cada uma delas tem seus setores internos de comercio, residência, em alguns casos tem também de setores industriais não poluentes. Não havendo a figura do Prefeito, apenas do governador.
Regiões Ceilandia e Taguatinga -DF
A região de Ceilandia, nasceu do remanejamento da antiga invasão IAPI, transferidas para atual região, hoje a Cidade de Ceilândia. Uma nova cidade com quase nenhuma infra-estrutura básica, como água, esgoto, energia elétrica. Sua população predominante de nordestinos que vieram a procura de trabalho; inicialmente remanescente dos "candangos" queriam construir Brasília, seguida de um fluxo interminável de parentes,amigos, vizinhos ou de pessoas que abandonaram suas terras, em busca de um novo " Eldorado". Decepcionados por não encontrarem emprego,não quiseram voltar às suas origens, aumentando o grande exército de desempregados. A região de Taguatinga, também não tem uma história muito diferente, sendo que apenas surgiu primeira e foi formada ao longo da estrada de entrada da nova capital, sendo a cidade de Goiânia-GO. As duas regiões administrativas são composta por mais de (1.200.000,00) um milhão e duzentas mil habitantes. Como já falado, as duas tem seus limites de fronteiras separadas apenas por uma rua.
Seus Primeiros Trabalhos
Associação de Capoeira Ladainha, então Associação de Capoeira Fama, com sua tendência natural a prestação de serviço de promoção Social a comunidade, formou seu primeiro grupo de trabalho aberto a comunidade em espaço publico em 1990 na Escola Classe 48 da Rede Publica de Ensino do Distrito Federal no Setor QNL 28 em Taguatinga. Ali suas aulas eram realizadas no paito da escola, em chamava atenção da vizinhança e em cantava as crianças que se divertiam dando as primeiras cambalhotas.

Adolescentes envolvidos com a delinquência juvenil, como drogas, pichações e pequenos furtos, davam seus depoimentos para a TV, falando da importância da capoeira em suas vidas. Crianças com problemas psicomotora, também apresentavam nitidamente bons sinais de melhoras. Assim nascia seu primeiro Departamento do Projeto Iniciar Capoeira. Cenas como essas podem ser vistas no Vídeo Documentário "2 anos de Projeto Iniciar Capoeira" com imagens finalizadas no CCPE da Universidade de Brasília - UNB.

O trabalho do Projeto Iniciar Capoeira - PIC, cresceu foi reconhecidos pela sociedade civil, por órgãos públicos como o em tão CBIA Centro Brasileiro para Infância e Adolescência e UNICEF como referencia de um dos melhores programas sócias em 1992 na socialização de jovens. E assim tem sido o trabalho PIC através de oficinas, campanhas de prevenção às drogas, seminários e programas de socialização de crianças e adolescentes através da capoeira, sendo seus princípios metodológicos hoje ensinado em quase todos os estados brasileiros, onde há diversas representações regionais.
As Primeiras Instalações
A Associação de Capoeira Ladainha, então, Associação de Capoeira Fama, teve suas primeiras instalações tanto administrativas quanto de ensino, em duas pequenas salas no setor QNP (P.Sul) 08/10, Bloco A em Ceilândia, imóvel pertencente ao seu fundador, como suas pequenas receitas para manter despesas administrativas viam também de um Micro - Empresa de refrigeração do seu idealizador, com o nome Eletrofrimaq.
Instalações administrativas atuais
Sede Atual
Av.Hélio Prates, QNL 30 Conjunto A nº 33, Taguatinga
Brasília, DF - Brasil
72 162-301