ROMPENDO PRECONCEITOS

Mulheres Famosas na CapoeiraRompendo preconceitos e quebrando Algemas

As mulheres já são responsáveis pela quebra desses paradigmas, adotando a Capoeira como uma modalidade saudável de atividade física, e é também como comum, encontrar no Brasil, celebridades artísticas da televisão, teatro, cinema, musica, dança, etc, praticando esta arte cultural e esportiva

. Assim sendo, a capoeira historicamente é a modalidade esportiva mais antiga do Brasil, é também paradoxalmente uma das mais novas nos aspectos organizacional, politicamente correta. Pois só agora passou atender as exigências legais, para se tornar juridicamente reconhecida em toda sua amplitude.

Sendo esta legalmente reconhecida pelas as estâncias oficiais competentes, Cabe-lhe uma das tarefas mais árdua de todos os tempos. A de mudar hábitos, pré-conceitos culturais, arraigados em praticantes, pensadores, fazedores de capoeira, que ainda levarão muito tempo para se adaptar aos novos paradigmas desta arte, um dos mais genuíno símbolo de nosso povo Brasileiro.

Grupos que se negam acreditar ou aceitar que a capoeira mudou. Alimenta-se do saudosismo, e tem medo do inesperado novo. - Um novo que é conseqüência natural e inevitável de tudo que um dia foi criado. É curso normal da natureza, a criança um será adolescente, adulto e só não pode se tornar um velho corrido pelo o tempo. - Mas o encontro do velho com o novo, porque não haverá um filho jovem saudável, sem a solidez herdada do velho pai.

Então são os organismos organizacionais e gestores da capoeira, os pensadores, os estrategistas, responsáveis por um novo horizonte da capoeira, os praticantes da capoeira esportiva que a agora são atletas, os praticantes da capoeira artística que serão artistas, que a tornaram alto - rentável, assim provar para o mercado globalizado e alta mente competitivo que esta nova modalidade esportiva a tanto tempo atrás da cortina, é tão lucrativa quanto a qualquer outro esporte, hoje presente na grande mídia e olímpico.



Artigo P. Gestão na Capoeira por Jose - Paulo Neto. Consultor Técnico do IL