Direitos do Idoso

Direitos do Idoso 

Estatuto do idosoO Estatuto do Idoso - Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.…
Donativos

Donativos  

Donativos em todo Mundo Ajude a manter nossos Programas sociais de Capoterapia de apoio ao idoso, fazendo sua doação de qualquer parte do mundo. Assim você estará colaborando com o Instituto Ladainha, e Associação Brasileira de Capoterapia, a manter gratuitamente seus Programas Sociais de Assistência ao Idoso. Os Donativos, podem ser realizados através de depósito, transferência bancaria  no Banco do Brasil, ou em pagamentos eletrônicos pelo Pagseguro (Boleto bancár…
Estudo da Capoterapia

Estudo da Capoterapia 

Futuro Méidcos Estadam Idosos Futuros Médicos Estudam Idososo em Brasília. - Grupo de alunos de medicina realiza estudo para identificar o efeito da prática da capoterapia sobre a saúde física e mental de uma pessoa idosa e as mudanças benéficas em seu estilo de vida. A pesquisa feita junto a usuários da modalidade nos postos de saúde da rede pública do DF, nos anos de 2010 e 2011. Encontra-se agora disponível para consulta de todos no Portal Capoterapia.…
Estudo dos Aspectos da Capoterapia

Estudo dos Aspectos da Capoterapia 

Capoterapia, MSPREFEITURA ESTUDA  CAPOTERAPIA  Pesquisa realizada na cidade de Dourados-MS, revela mais uma vez a importância da Capoterapia na vida do idoso que pratica essa atividade como instrumento de atividade física e psicossocial, também como a relevância do estado de promover as politicas sociais de atendimento a saúde do idoso, como previsto em Lei (Estatuto do Idosos)…
Prefeitura de SJP - Paraná

Prefeitura de SJP - Paraná 

PREFEITURA DE SJP INVESTE EM AÇÕES SOCIAIS PARA O IDOSOS número de idosos no Brasil tem aumentado gradativamente. Em São José dos Pinhais, por exemplo, residem cerca de 12 mil pessoas com mais de 65 anos - ou 5% da população. Com objetivo de preservar a saúde física e mental desse público, a Prefeitura Municipal desenvolve diversos projetos, programas e ações. O Programa Maturidade Ativa, por exemplo, existe há nove anos e foi implantado…
Prevenção Medica

Prevenção Medica 

Prevenção a saúdeOs médicos garantem que a prevenção na saúde o idoso, ainda é o melhor remédio. O modelo de saúde adotado atualmente não é adequado para atender às demandas que surgem com o envelhecimento da população, opina o médico Renato Veras, doutor em Epidemiologia do Envelhecimento pela London University. …
Saúde e Bem Estar na Terceira Idade

Saúde e Bem Estar na Terceira Idade  

Saúde na Terceira IdadeVELHICE: A FASE DA MELHOR IDADE Em nossa sociedade há um medo generalizado de envelhecer, isso é perceptível pela busca incessante de um padrão de beleza jovem. Mas de nada adianta fazer dezenas de cirurgias plásticas se a fonte da juventude está no interior de cada um. Pois manter a saúde física e mental é o segredo para fazer da velhice a fase da melhor idade.…
 

EMBRIÃO DA GESTÃO NA CAPOEIRA

Mestre Bimba e Mestre PastinhaA Gestão na Capoeira Começou Ainda em Seus Primórdios

A Capoeira é uma manifestação por natureza anárquica pela forma em que foi criada. Talvez seja essa característica, somada ao vigor da herança africana, que valiosamente contribuiu com a cultura Brasileira, e o faz uma arte rebelde, irreverente e poeticamente empolgante.

Seus primeiros passos no aspecto da gestão começou ainda com seus criadores, os negros Africanos que chegaram ao Brasil no período da colonização Portuguesa, arrancados de suas pátrias e vergonhosamente escravizados. A criaram para utilizá-la como luta no momento preciso para sua defesa e para os instantes de folga para se divertirem, para relaxar do trabalho forçado, e das torturas que eram submetidos. Deu-se a ir os primeiros passos em sua organização, mesmo que inconsciente talvez.

Mas essa rebeldia também serviu para deixar a capoeira renegada a um processo de desorganização sistematiza durante séculos no Brasil. Por falta de mecanismo legal, por ausência de metodologias cientificas. As mudanças começaram acontecer de fato nos 30, através do seu grande reinventou, Manuel dos Reis Machado o Mestre Bimba.

Após algum tempo, Bimba começou a sentir que a "Capoeira Angola", que ele praticava e ensinou por um bom tempo, tinha se modificado, degenerou-se e passou a servir de "prato do dia" para "pseudocapoeiristas", que a utilizavam unicamente para exibições em praças e, por possuir um número reduzido de golpes, deixava muito a desejar, em termos de luta. Aproveitou-se então do "Batuque" e da "Angola" e criou o que ele chamou de "Capoeira Regional", uma luta baiana. Possuidor de grande inteligência, exímio praticante da "Capoeira Angola" e muito íntimo dos golpes do "Batuque", intimidade esta adquirida com seu pai, um mestre nesse esporte, foi fácil para Bimba, com seu gênio criativo, "descobrir a Regional".

Criada a Regional, Bimba deu, talvez, a sua maior contribuição à Capoeira: criou um método de ensino para esta, coisa que até então não existia. "O capoeirista aprendia de oitava", dizia o mestre. O que caracteriza a Capoeira Regional, é a sua "Seqüência de Ensino": Esta seqüência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes a fim de que o principiante em Capoeira, dentro do menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa.

Portanto, foi na época de vida do seu grande reinventou, que se deu inicio aos primeiros passos na organização metodológica da capoeira, num período em que ainda não se conhecia o conceito tão alardeado chamado hoje de gestão.


Artigo P. Gestão na Capoeira por Jose - Paulo Neto. Consultor Técnico do IL