Direitos do Idoso

Direitos do Idoso 

Estatuto do idosoO Estatuto do Idoso - Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.…
Donativos

Donativos  

Donativos em todo Mundo Ajude a manter nossos Programas sociais de Capoterapia de apoio ao idoso, fazendo sua doação de qualquer parte do mundo. Assim você estará colaborando com o Instituto Ladainha, e Associação Brasileira de Capoterapia, a manter gratuitamente seus Programas Sociais de Assistência ao Idoso. Os Donativos, podem ser realizados através de depósito, transferência bancaria  no Banco do Brasil, ou em pagamentos eletrônicos pelo Pagseguro (Boleto bancár…
Estudo da Capoterapia

Estudo da Capoterapia 

Futuro Méidcos Estadam Idosos Futuros Médicos Estudam Idososo em Brasília. - Grupo de alunos de medicina realiza estudo para identificar o efeito da prática da capoterapia sobre a saúde física e mental de uma pessoa idosa e as mudanças benéficas em seu estilo de vida. A pesquisa feita junto a usuários da modalidade nos postos de saúde da rede pública do DF, nos anos de 2010 e 2011. Encontra-se agora disponível para consulta de todos no Portal Capoterapia.…
Estudo dos Aspectos da Capoterapia

Estudo dos Aspectos da Capoterapia 

Capoterapia, MSPREFEITURA ESTUDA  CAPOTERAPIA  Pesquisa realizada na cidade de Dourados-MS, revela mais uma vez a importância da Capoterapia na vida do idoso que pratica essa atividade como instrumento de atividade física e psicossocial, também como a relevância do estado de promover as politicas sociais de atendimento a saúde do idoso, como previsto em Lei (Estatuto do Idosos)…
Prefeitura de SJP - Paraná

Prefeitura de SJP - Paraná 

PREFEITURA DE SJP INVESTE EM AÇÕES SOCIAIS PARA O IDOSOS número de idosos no Brasil tem aumentado gradativamente. Em São José dos Pinhais, por exemplo, residem cerca de 12 mil pessoas com mais de 65 anos - ou 5% da população. Com objetivo de preservar a saúde física e mental desse público, a Prefeitura Municipal desenvolve diversos projetos, programas e ações. O Programa Maturidade Ativa, por exemplo, existe há nove anos e foi implantado…
Prevenção Medica

Prevenção Medica 

Prevenção a saúdeOs médicos garantem que a prevenção na saúde o idoso, ainda é o melhor remédio. O modelo de saúde adotado atualmente não é adequado para atender às demandas que surgem com o envelhecimento da população, opina o médico Renato Veras, doutor em Epidemiologia do Envelhecimento pela London University. …
Saúde e Bem Estar na Terceira Idade

Saúde e Bem Estar na Terceira Idade  

Saúde na Terceira IdadeVELHICE: A FASE DA MELHOR IDADE Em nossa sociedade há um medo generalizado de envelhecer, isso é perceptível pela busca incessante de um padrão de beleza jovem. Mas de nada adianta fazer dezenas de cirurgias plásticas se a fonte da juventude está no interior de cada um. Pois manter a saúde física e mental é o segredo para fazer da velhice a fase da melhor idade.…
 

PERSPECTIVAS DO INEVITÁVEL

Mercado GlobalPerspectivas do Inevitável num mundo global

A Capoeira caminha para um novo limiar do Desporto mundial, certamente mudanças mais drágicas virão para poder atender a exigência tão feroz da economia mundial.

Meros grupos de capoeira deixarão de existirem para dá lugar a clubes, empresas, a exemplo das modalidades profissional de esporte existente na atualidade, como vôlei, basquete, tênis e até o futebol começas a ganha novos formatos de gestão, onde os tradicionais clubes se transformam em empresas. .

Os títulos, nomenclaturas de graduações como mestres, serão transformadas em outros perfis de profissionais, como professores, treinadores, consultores, etc.

As vestimentas sofrerão mudanças visivelmente radicais, essas tão desprezadas por alguns capoeiristas que preferem se alta afirmar exibindo suas formas e músculos. Mas será bem provável que esse não conseguirá se enquadrar no novo modelo desportivo da capoeira, por mera falta de real formação ou de conteúdo, termo hoje muito usado para definir a qualidade ao a importância de algo.

Sua forma de ensino também sofrerá mudanças profundas como já é visível hoje, no que estabelece as novas legislações. O aprendizado sairá dos fundos de quintais, onde em muitos lugares não passam de faz de conta, para ir para as Universidades, Escolas Técnicas, Cursos realmente profissionalizantes, que formem novos profissionais.

Mim desculpe os conservadores da capoeira, mas estas, são minhas reflexões, sei o medo de serem entendidas como profetizarão da capoeira. Também provavelmente altamente condenáveis por alguns conservadores, com perfil claramente visível no contexto das idéias apresentadas, mas compartilhadas com muitos capoeiristas com amplo horizonte. Que lutam pelo um ligar da capoeira no pódio, sem medo de perder espaços ou posição, porque creio como já falei anteriores, que só as pessoas, realmente incompetentes são inseguras em perder alguma coisa que julgam ser imprescindível para suas vidas. Só se chega ao futuro quando se abre para as perspectivas de novas possibilidades.



Série Gestão na Capoeira
Artigo P. Gestão na Capoeira por Jose - Paulo Neto. Consultor Técnico do IL