PERSPECTIVAS DO INEVITÁVEL

Mercado GlobalPerspectivas do Inevitável num mundo global

A Capoeira caminha para um novo limiar do Desporto mundial, certamente mudanças mais drágicas virão para poder atender a exigência tão feroz da economia mundial.

Meros grupos de capoeira deixarão de existirem para dá lugar a clubes, empresas, a exemplo das modalidades profissional de esporte existente na atualidade, como vôlei, basquete, tênis e até o futebol começas a ganha novos formatos de gestão, onde os tradicionais clubes se transformam em empresas. .

Os títulos, nomenclaturas de graduações como mestres, serão transformadas em outros perfis de profissionais, como professores, treinadores, consultores, etc.

As vestimentas sofrerão mudanças visivelmente radicais, essas tão desprezadas por alguns capoeiristas que preferem se alta afirmar exibindo suas formas e músculos. Mas será bem provável que esse não conseguirá se enquadrar no novo modelo desportivo da capoeira, por mera falta de real formação ou de conteúdo, termo hoje muito usado para definir a qualidade ao a importância de algo.

Sua forma de ensino também sofrerá mudanças profundas como já é visível hoje, no que estabelece as novas legislações. O aprendizado sairá dos fundos de quintais, onde em muitos lugares não passam de faz de conta, para ir para as Universidades, Escolas Técnicas, Cursos realmente profissionalizantes, que formem novos profissionais.

Mim desculpe os conservadores da capoeira, mas estas, são minhas reflexões, sei o medo de serem entendidas como profetizarão da capoeira. Também provavelmente altamente condenáveis por alguns conservadores, com perfil claramente visível no contexto das idéias apresentadas, mas compartilhadas com muitos capoeiristas com amplo horizonte. Que lutam pelo um ligar da capoeira no pódio, sem medo de perder espaços ou posição, porque creio como já falei anteriores, que só as pessoas, realmente incompetentes são inseguras em perder alguma coisa que julgam ser imprescindível para suas vidas. Só se chega ao futuro quando se abre para as perspectivas de novas possibilidades.



Série Gestão na Capoeira
Artigo P. Gestão na Capoeira por Jose - Paulo Neto. Consultor Técnico do IL